Produtos não madeireiros e ecoturismo nas comunidades Maguary e Jamaraquá, FLONA do Tapajós
As comunidades
As comunidades ribeirinhas de e Maguary e Jamaraquá estão localizadas no interior da Floresta Nacional do Tapajós, a 25 km da área urbana do município de Belterra e a 75 km do município de Santarém. A população do Jamaraquá compreende em 19 famílias e 76 habitantes; a da comunidade Maguary compreende em 52 famílias residentes, com o total de 230 habitantes.
Com belos cenários naturais e grande diversidade cultural, as comunidades trabalham com o ecoturismo de base comunitária. Além disso, trabalham com o manejo de uso múltiplo utilizando produtos florestais não madeireiros. Essas comunidades são conhecidas por seus pequenos núcleos familiares que produzem borracha, coletam sementes e utilizam resíduos florestais.
O turismo nas duas comunidades conta com passeios em trilhas de mata virgem, onde podemos encontrar a famosa sumaúma milenar, chamada de “vovózona”, na comunidade de Maguary, além de belíssimas praias de areia branca e águas transparentes, igarapés de águas frias durante todo o verão e no inverno, além das trilhas de selva, o passeio na área de igapó, interessante para a observação de animais e belas paisagens formadas pelo encontro da vegetação com as águas.
A produção de artesanato baseia-se na utilização de sementes coletadas na mata, fibras, cipós e na borracha obtida do látex que é retirado das seringueiras de forma sustentável, sem o uso de produtos químicos e técnicas que afetem o meio ambiente. Esse conjunto de materiais fornecidos pela floresta dão origem a bolsas, biojóias, sandálias e acessórios de todos os tipos. As duas comunidades possuem lojas de artesanato que vendem esses produtos aos turistas.
As comunidades ainda conservam uma simbologia arquitetônica em suas casas e o visitante é atraído pelo verde que se destaca em meio às habitações. Serviços de pousadas e restaurantes são oferecidos, e os locais possuem água encanada, de boa qualidade, luz elétrica e uma linha de ônibus que circula diariamente entre Belterra até Santarém.