top of page

O ecoturismo é também conhecido como turismo de natureza. Trata-se de um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. A principal motivação do praticante do ecoturismo é, a observação e apreciação da natureza, contribuindo para sua preservação.

O ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós é permitido, porém, alguns cuidados devem ser tomados para preservar a paisagem natural, o meio ambiente e a forma de vida tradicional do povo local.

 

A comunidade Maguary foi a pioneira na prática do turismo ecológico na reserva, em seguida a comunidade Jamaraquá começou a se organizar para atender a demanda e turistas. Hoje, o turismo está desenvolvido nas duas comunidades, inclusive com parcerias institucionais e estratégias de mercado para aprimoramento de trilhas ecológicas, passeios em lagos, floresta, igapós, além da comercialização de artesanatos feitos de produtos retirados da floresta através de práticas extrativistas.

Nos links abaixo estão acessíveis informações sobre as práticas turísticas, pousadas, restaurantes, eventos e imagens das paisagens de cada comunidade.

bottom of page