Produtos não madeireiros e ecoturismo nas comunidades Maguary e Jamaraquá, FLONA do Tapajós
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – é um órgão federal, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente Brasileiro, responsável pela administração, monitoramento e proteção das 320 unidades de conservação da natureza existentes no Brasil. A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada na Amazônia, mais precisamente às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará (ICMBio, 2017).
As comunidades de Maguary e Jamaraquá estão localizadas em uma Unidade de Conservação, a Floresta Nacional do Tapajós. Assim todo e qualquer projeto a ser realizado dentro de suas unidades precisam de autorização prévia para ser realizado. Com a autorização do órgão o projeto intitulado “Divulgação de produtos não madeireiros e do ecoturismo das comunidades Maguary e Jamaraquá localizadas na FLONA Tapajós” pode ser realizado. Além disso, para visitar as comunidades é necessário a solicitação para o ingresso ou autorização de entrada fornecidos pelo ICMBio.
A Universidade Federal do Oeste do Pará tem como seus objetivos a manutenção de serviços ambientais, conservação da floresta, bem como, prestar serviços sociais atendendo aos povos e comunidades tradicionais que demandam por desenvolvimento de sistemas sustentáveis de manejo para produtos florestais (madeireiros e não- madeireiros), que são as alternativas capazes de contribuir para a conservação da biodiversidade, aliadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades amazônicas. Assim a instituição participa na divulgação dos serviços listados neste site, além de oferecer a oportunidade para os discentes de Pós- Graduação realizarem projetos desse cunho, transformando e expandido o conhecimento.
-
Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
Este Website foi desenvolvido por doutorandos do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através do projeto intitulado “Divulgação de Produtos Não Madeireiros e Ecoturismo das Comunidades Maguary e Jamaraquá da Floresta Nacional (FLONA) do Tapajós”, com objetivo principal de divulgar os produtos e serviços turísticos prestados pelas comunidades.
Organização: Bruna Garcia - Engenheira Florestal
Bruna Martins - Bióloga
Daniel Jati - Físico
Higor Silva - Engenheiro Florestal
Luciano Leite - Médico Veterinário
Osvaldo Neto - Médico Veterinário
Vanessa Leão - Engenheira Florestal
Colaboradoras: Jéssica Rocha- Engenheira Florestal.
Katiane Lourido- Mestranda em Recursos Naturais da Amazônia(UFOPA).